Fatores determinantes para uma boa safra
Grãos

Fatores determinantes para uma boa safra

Confira o material que desenvolvemos para compartilhar com vocês os fatores determinantes para uma boa safra

Qualidade do plantio: A densidade de plantas e o estande da cultura formam juntos o primeiro componente do rendimento de uma lavoura. Quando iniciamos a nossa safra, com um bom estande e cultura bem estabelecida, mantemos o potencial produtivo intacto, tornando uma boa colheita cada vez mais possível.

Regime Hídrico: Não é atoa que popularmente define-se a agricultura como indústria a céu aberto. O regime hídrico é determinante para o resultado da safra. Seja pela falta ou pelo excesso, a chuva é um fator que origina os resultados futuros. Mesmo com toda sua importância, é uma variável que não se pode controlar

Manejo de nutrição: garantir que o solo terá todos os nutrientes demandados pela planta otimiza resultados e aumenta produtividade! Uma boa safra depende de análise se solo e manejo adequado de fertilizantes!

Manejo de sanidade: Ao longo dos anos, o aumento da área produtiva e o adensamento de plantas, fez com que a pressão de pragas e doenças aumentassem, tornando cada vez mais indispensável para uma boa produtividade, o manejo, que passa, em sua maioria, pelas etapas de monitoramento, tomada de decisão e aplicação, porque mesmo sendo uma atividade complexa, nunca devemos deixar o bom senso de lado, aplicando somente o necessário e quando indispensável. 

Qualidade da colheita: sabemos que todo o processo de condução de uma lavoura é importante, porém é no momento da colheita que realmente mensuramos o nosso sucesso, e para tal, demandamos a qualidade das nossas regulagens de máquinas e cuidado no momento da colheita para não perdemos nem qualidade e nem quantidades indesejadas que ocasionam em perdas diretas.