Macronutrientes secundários: o papel do Enxofre!
Fertilizantes

Macronutrientes secundários: o papel do Enxofre!

O enxofre (S) é um dos nutrientes mais requeridos pelas plantas, com papel fundamental em processos metabólicos e na produção de proteínas, o que influencia o desenvolvimento e enchimento dos grãos. Também está vinculado a processos metabólicos da fotossíntese, presente em coenzimas como a ferredoxina, e associado à fixação de nitrogênio. Além dessas funções, o enxofre (S) também se mostra importe quanto às funções fungistáticas, acaricidas e inseticidas.

O enxofre, assim como o cálcio e o magnésio, é conhecido como um macronutriente secundário, e precisa estar disponível à planta durante todo seu ciclo. O solo fornece o enxofre para as plantas por meio da matéria orgânica podendo chegar até 90% do total requerido pelas culturas. Mas, para obter uma melhor produtividade, incremento do S por meio da aplicação de fertilizantes é recomendado.

A absorção do enxofre é feita via sistema radicular, na forma de sulfato, mas também de uma forma pouco eficiente pode ocorrer a absorção do atmosférico através dos estômatos foliares.

Os principais sintomas de deficiência de enxofre são:

  • Clorose uniforme ou nas folhas mais novas
  • Redução do crescimento da planta e das folhas
  • Redução do florescimento
  • Coloração verde-amarelada nas folhas

As principais culturas afetadas pela deficiência de enxofre são: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, citros, feijão, milho, repolho, soja, sorgo e trigo, entre outras.

Existe diferença da necessidade entre leguminosas e gramíneas. Normalmente, as leguminosas são mais exigentes quando comparada às gramíneas. Isso se deve ao fato de o teor de S em suas sementes ser maior.

É importante a análise química do solo e a analise dos macronutrientes presentes no tecido da foliar, para descobrir a deficiência de forma precoce e não interferir na produtividade da cultura.