Magnésio: essencial para completar o ciclo da planta!
O Magnésio (Mg) é um macronutriente secundário essencial, ou seja, a planta não consegue completar seu ciclo se houver sua deficiência. Utilizado pelas plantas em grandes quantidades, porém em menores porções que o nitrogênio e o potássio. Em geral é similar ao fósforo, enxofre e cálcio.
O Magnésio (Mg) tem participação essencial na constituição da clorofila, que é um pigmento assimilado a cor verde das plantas. Essa clorofila é responsável pela captação dos raios solares e transforma-os em energia química, sendo assim a base da fotossíntese. Ele também atua como ativador das enzimas, que é responsável pela sintetização das substancias, deixando-as disponíveis para a absorção e está diretamente ligado ao metabolismo de Nitrogênio e na absorção do Fósforo.
A ausência de Magnésio pode ser o fim da vida no solo. Esse nutriente é responsável pela fixação de CO2 e todos os organismos são formados por Carbono, sem essa fixação seria o fim da vida da planta.
Sua adubação pode ser feita via solo no momento da calagem usando o calcário dolomítico, ou na fertirrigação. A analise de solo é indispensável, para todas as culturas, principalmente quanto se trata de magnésio.
Sua deficiência é bastante visível nas plantas e facilmente identificável, são elas:
- Clorose nas nervuras.
- Redução no crescimento.
- Inibe a floração.
- Necrose e morte das folhas.
- Degeneração dos frutos.
Caso apresente algum desses sintomas e importante a analise laboratorial do tecido da planta e o acompanhamento de um técnico responsável.