Questão chave para produtividade: Lei do Mínimo
Fertilizantes

Questão chave para produtividade: Lei do Mínimo

   Lei do Mínimo ou Lei de Liebig

   Na agricultura, o princípio da boa produtividade é o equilíbrio, entre todas as partes que compõem um sistema agrícola, dentro desse ambiente, o principal componente é solo.

   No solo, a produtividade é influenciada por diversos fatores e relações, entre partículas, e principalmente, entre nutrientes. Quando se fala em nutrientes, logo vem a cabeça NPK, mesmo esses sendo os nutrientes mais extraídos pelas plantas, se não houver o equilíbrio entre os macronutrientes, macronutrientes secundário e micronutrientes, parte da produção é comprometida. Essa é a conclusão dada pelo estudo do químico alemão Justus Von Liebig, ainda no século XIX.

    A analogia mais utilizada para ilustrarmos a Lei do Mínimo é a figura de um barril, onde cada coluna que constitui um barril seria a concentração de um nutriente, logo, podemos ter todos os nutrientes com índices elevadíssimos, com a exceção de um, que o nosso barril nunca estará cheio, ou seja, nunca chegaremos ao topo da produção possível, como ilustra a imagem acima.