Safra 2020/21: o que esperar da colheita de soja
Grãos

Safra 2020/21: o que esperar da colheita de soja

O plantio da safra nacional de soja 2020/21 teve início em setembro e deve adentrar outubro, com mais da metade da produção comercializada antecipadamente, em um movimento inédito para o setor, beneficiado pelos altos preços oferecidos diante da forte demanda.

A safra prevista pela Conab é em torno de 133,5 milhões de toneladas. Projeção de aumento com expectativa de melhor produtividade, que pode chegar à média de mais de 58 sacos por hectare, e ampliação de área atingindo 37,86 milhões de hectares.

O soja é altamente exigente de Nitrogênio e Boro:

  • O Nitrogênio é suprido de forma orgânica com o auxílio de inoculastes, que melhoram seu FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio), que por sua vez captura o mesmo da atmosfera e deixa-o disponível para a planta.
  • E o Boro que pode ser disponibilizado de forma solida ou liquida (Foliar), que tem a principal função de auxiliar no florescimento e a frutificação. Além de fortalecer a parede celular da planta evitando que a vagem se rompa no enchimento de grãos.
  • Os principais sintomas de deficiência de Boro (B) são:
    1. Redução de Crescimento: toda zona de crescimento da planta passa a não crescer ou se deformar (Raízes, caules, folhas...).
    2. Diminuição da zona folear: menor tamanho das folhas ou folhas enrugadas.
    3. Crescimento reduzido das raízes: facilmente visível em grandes lavouras onde culturas da mesma idade estão com um retardo de crescimento.
    4. Abortamento Floral: impactando diretamente na produtividade, pode ser por deficiência de Boro (B).
    5. Deformações de frutos: Não só no fruto como no caule aparecimento de fendas pode significar deficiência do nutriente.
    Deve-se atentar no excesso de Boro (B), o principal sintoma é o amarelecimento total da planta, facilmente visualizado em diversas culturas (Vale ressaltar a importância da análise de sono e a foliar para saber a quantidade disponível e o grau de absorção).

Como está sua preparação para o plantio de soja? A Ourofertil está à disposição para lhe ajudar